osquatro1.png

A BANDA

Criada em 2017, seus integrantes já vinham trabalhando em projetos musicaisparalelos há muito tempo. Em um primeiro momento, a proposta era misturarreleituras de clássicos do rock, pop, mpb a algumas canções autorais. Noentanto, a banda começou a tomar um rumo diferente, criando um repertórioautoral, prezando pela qualidade musical, com letras e arranjos bem elaborados.

RP.png
RAQUEL PIROZZI

voz

 

Cantora e professora de canto, violão e flauta doce em escolas do ABC Paulista (Riff Musical) e da capital (School of Rock).


Estudou violão clássico e popular, além de canto coral, por meio de um projeto da Prefeitura de São Bernardo do Campo. Formou-se em violão clássico e canto lírico pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul.


Participou da Ópera Carmen (SENAC-SP), e como vocalista e backing vocal em diversos projetos e com vários artistas, além de bandas de baile e corais.

 

Foi Educadora Social de Música na instituição beneficente Lar de Maria (Santo André). Participou dos shows da banda Macchiato Blues — Bosque Old Cars e Que Vida que Buena, em São Caetano do Sul, projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc (2022).

 

Ministra masterclasses e workshops de canto e participa da banda Finestra del Cuore, com um repertório de músicas em italiano.
 

PP.png
PAULO PACITO

guitarra e violão

 

Iniciou sua jornada musical aos oito anos. Mozart Mello o reverenciou ao confiar ao aluno um capítulo sobre improvisação em sua apostila-livro, Guitarra Fusion. Para o músico, a ajuda de Pacito foi fundamental para o projeto.

 

Participou da banda Japalenos, Slide Boogie, que interpretavam clássicos do blues. Fez uma série de apresentações com o Duodedo, um projeto de música instrumental. Acompanhou cantores e bandas de vários estilos e compôs trilhas para peças de teatro.

 

É professor de música há mais de trinta anos. Leciona violão, guitarra, baixo, cavaquinho, viola caipira, ukulele e teoria musical em São Caetano do Sul e Santo André. É luthier especializado em reparo e reforma de instrumentos musicais.

 

Seu projeto de blues foi contemplado pela Lei Aldir Blanc em 2022 e resultou em duas apresentações da banda Macchiato em São Caetano do Sul. Coprodutor e coordenador do Gig da Tarde, encontro de alunos de guitarra, violão, baixo e canto e convidados, com a finalidade de oferecer aos estudantes a prática musical em grupo. O projeto vem sendo realizado há mais de 5 anos, com encontros a cada três meses que, atualmente, acontecem no Acústica Studios, em São Caetano do Sul. Toca com a Finestra del Cuore, banda com repertório de músicas em italiano.

 

É responsável pelos arranjos das músicas do repertório da banda OsQuatro.

MA.png
MARCELO AISTEN

baixo

 

Natural de São Paulo, mudou-se para Santo André aos 13 anos de idade.

 

Professor de Ensino Médio, possui mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (SP). É professor de baixo na escola de música Guitar Point, em Santo André.

 

Começou a tocar baixo em 1990. Seu primeiro professor foi Eduardo “Bijoux” Barbosa, que hoje faz parte do corpo docente da Lamont School of Music | University of Denver, nos Estados Unidos. Também estudou com Ricardo Polter.

 

Teve contato com o baixo fretless logo no início, mas sua relação com o baixo acústico veio depois, quando estudou com André Soratti. Também estudou teoria musical com Pamela Duarte.


Tocou com bandas de diversos estilos, entre elas Animal Mother (rock n’roll), Voice’s Kane, Working Man, Hormonal, Los 3 Hombres/Dei3Männen e Chess Blues Band. É integrante da banda Indigo Blues.

CD.png
CARLA DIAS

bateria

 

Natural de Santo André (SP). Baterista, produtora cultural e escritora, foi diretora de produção de quinze edições do Batuka! Brasil, festival voltado à bateria e percussão idealizado e produzido pela baterista Vera Figueiredo, realizado na capital de São Paulo. Publicou oito livros — poesia, conto e romance —, sendo o de contos “Fugas – pausas e desatinos” (Laranja Original, 2022) o mais recente. Cinco deles foram contemplados pelo ProAC - Programa de Ação Cultural e pelo Edital de Publicação de Livros da cidade de São Paulo.

 

Foi integrante das bandas Vergel, Eterna Efêmera e Entidade Joe. Participou do show de lançamento do disco da cantora Mona Gadelha, e, com Élio Camalle, participou, tocando cajon e lendo poemas de sua autoria, do evento Baião de Dois (SP). Participou de duas apresentações da banda Macchiato Blues, em São Caetano do Sul (SP), por meio de projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc. Vem desenvolvendo, ao lado do compositor, violonista e cantor Rodrigo Scott um projeto com repertório de músicas autorais.

 

É editora na Sinete e vem trabalhando com projetos gráficos de livros. Também ministra aulas de escrita criativa e o curso/oficina Liberte um personagem, voltado à criação de histórias a partir dos personagens, e trabalha com mentoria literária.

 

É autora das letras de algumas músicas do repertório da banda OsQuatro.